Seja Bem-Vindo!

Aqui se fala sobre música, sobre artistas e sobre bandas da cena nacional e internacional, de hoje e de sempre!

Já se falou aqui?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Margareth Menezes e Gabriel Pensador - Estação Nordeste


Nesse final de semana fui dar uma olhada no 'Estação Nordeste', projeto da prefeitura municipal de João Pessoa que há alguns anos tem acontecido - e de maneira muito feliz, registre-se - no Busto de Tamandaré. Muitas famílias, muitas crianças num evento muito bem estruturado (com exceção dos sempre problemáticos banheiros químicos, que dessa vez estão absurdamente instalados virados para um muro - e a menos de 1,5 metros dele - sem iluminação, um caos.)

Enfim, mas na sexta vi uma negra belíssima levantar a galera nas areias do Cabo Branco. Ela, que é considerada precursora do movimento Afro no Brasil - e trouxe elementos e instrumentos musicais da cultura afro para o palco - sempre foi tida como referência para a música baiana brasileira, mas também da chamada world music, tanto que foi indicada por duas vezes ao prêmio nessa categoria no Grammy Awards.
Além disso, a cantora e compositora está sempre engajada em movimentos políticos pela preservação da cultura afro e de campanhas filantrópicas e educacionais.

No setlist, consagradas como Faraó (Divindade do Egito) - o primeiro samba-reggae do Brasil, Dandalunda, mas também músicas do novo disco "Naturalmente", num estilo mais pop. Teve até espaço para um "Imagine" de Lennon. Dividiu o palco momentaneamente com Chico César para cantar Mama África, que também foi um dos pontos altos do espetáculo.

A marca maior, no entanto, é a energia que ela mesma emana. Não para um segundo sequer e exulta a galera a participar da festa. Muito bom o show. E claro, o último show que tinha visto da Musa do Afromovimento brasileiro tinha sido ao lado do meu grande amigo Becka, mas eu me lembro muito mais da nossa preocupação em ser assaltado do que exatamente do show, que também só vimos por menos de 10 minutos...

Já no sábado, ao som de Gabriel o pensador (que entrou bem atrasado nas areias do Cabo Branco) a galera (muitos pensantes, por sinal) relembraram sucessos do rapper (talvez o único com alguma projeção) brasileiro - meio eminem, no meio da galera black que leva esse movimento (ainda que sem muita força midiática).

Acompanhado de banda de base e dj, mesmo no som péssimo - parece que tinha sido meio montado às pressas mesmo - fez um show muito legal, apesar de em uma parte dele parecer que Gabriel estava meio down, cantando raps meio intimistas, falando de morte e tal (nem sei se existe rap intimista, mas vamos lá).

De fato, Gabriel ainda logra os êxitos de uma carreira que nasceu de maneira bem interessante quando ele criou a música 'matei o presidente' que, no caso, era Fernando Collor de Mello, que acabara de sofrer impeachment. Detalhe é que a mãe do cara era assessora dele.

A partir daí (e são as principais músicas do show) sucessos como 2345meia78, Cachimbo da paz (que sempre instiga muito a galera...), Astronauta (cantada no bis), Até Quando? e Palavras repetidas, um rap que utiliza (coisa muito comum nos raps de Eminem, Jay-z, Tibaland...) o refrão de "Pais e Filhos" do Renato Russo (acho que a música de maior projeção desde 2005).

De quebra, ainda deu tempo de fazer rap tendo por tema as praias e bairros da Capital da Paraíba, afinal "João Pessoa" é ótimo pra fazer rima com "muito boa" e "Cabo Branco" tem uma rima 'rara' com "meu canto" e por aí vai.

Participou do show também (e com toda moral que merece) Escurinho, e cantaram juntos "A mulher que virou homem" de Jackson do Pandeiro. Gabriel se divertia com sua câmera digital ao mesmo tempo em que cantava, registrando tudo e pedindo pra galera participar do registro, sempre.

De resto, as areias do Cabo Branco tem sido, até agora, bom lugar para ver boas atrações.

De lá, só indo para o Bebe Blues Come Jazz (sem o Major), escutar música boa, lavar a 'Absolute', com 'Heineken', sentir muita saudade dos amigos (poucos lugares me lembram tanto deles) e jogar aquela sinuca em boa companhia, que ninguém é de ferro.

foto:http://www.paraibamix.com/2011/01/estacao-nordeste-comeca-hoje-em-joao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário